sábado, 27 de Abril de 2024  22:01
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Creme de Legumes com Natas

Creme de Legumes com Natas

Descascar o alho e as cebolas. Cortar as cebolas em cubos e picar o alho. Descascar as batatas e cortar em cubos. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-06-2008

Concurso os Melhores Vinhos teve 62 concorrente


Vinho... com aroma a violeta e chocolate ganha o ouro

É um vinho tinto forte, feito a partir da casta Syrah, com um misto do aroma a chocolate e os aromas florais, da violeta. O vencedor da grande medalha de ouro do Concurso "Os melhores Vinhos da Bairrada ", da Confraria dos Enófilos da Bairrada, pertence às Caves Messias (Mealhada) e só está no mercado dentro de meio ano.

É da colheita de 2007, tal como os restantes 61 vinhos a concurso - entre brancos, tintos e rosados -, e produzido "em condições excelentes", na Quinta do Aldoeiro. O Syrah vencedor é, nas palavras de quem o produziu, "um vinho de excelente maturidade, com um sabor denso, com uma concentração de aromas enriquecedora", refere Dias Cardoso, enólogo das Caves Messias.

Apesar da casta ser internacionalmente conhecida, Dias Cardoso sublinha que a casta precisa de condições muito próprias para originar um produto de "excepcional qualidade". "São necessárias técnicas apropriadas na vinha, nomeadamente, a limitação da produção, que realmente fizemos", explica o enólogo.

O vinho está ainda em maturação, pelo que deve chegar ao mercado apenas dentro de meio ano. "É realmente para apreciadores", sublinha Dias Cardoso.

Ao receber o prémio, no último sábado, numa cerimónia no Museu do Vinho, o enólogo sublinhou também o "factor humano" na produção do vinho premiado e no sector vinícola em geral e prometeu continuar o trabalho para que a produção seja, cada vez, mais elevada.

"Qualidade" foi, de resto, a palavra chave para aludir a esta 29ª edição do concurso, promovido pela Confraria. Além da grande medalha de ouro, o júri atribuiu outras cinco medalhas de ouro (ver caixa) e mais de uma dezena de prata.

Concursos dão confiança ao mercado. Com 62 vinhos a concurso, oriundos de vários concelhos bairradinos, Fernando Castro, presidente da confraria, salientou a importância da existência de concursos, como este promovido pela Confraria, que atestem a qualidade dos produtos e passem assim uma mensagem de confiança ao consumidor final, bem como ao mercado.

De resto, a elevada participação dos produtores de quase toda a Bairrada, num ano (2007) que até foi atípico devido às chuvas abundantes que caíram na Primavera e em parte do Verão demonstra o prestígio que uma competição que une os que melhor apreciam aos que melhor produzem.

Também o vereador da Câmara de Anadia, Jorge São José reconheceu que a qualidade é o denominador comum da região da Bairrada e saudou a união que o sector pode provocar em torno de vários concelhos que integram a região da Bairrada.

Tânia Moita

tania@jb.pt


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®